Uma boa alimentação pode te ajudar muito no caminho para uma boa saúde bucal. E alguns alimentos podem até ajudar a reduzir cáries e placas bacterianas. Confira alguns exemplos de alimentos:
Leite e derivados: são ricos em cálcio e fósforo, minerais essenciais para a saúde dos dentes e ossos. O cálcio ajuda a fortalecer o esmalte dentário, tornando-os mais resistentes à deterioração. Além disso, esses alimentos são baixos em açúcar e contêm proteínas que podem ajudar a reparar o tecido bucal danificado.
Limão, laranja e acerola: são ricos em vitamina C, que é essencial para o fortalecimento dos dentes.
Maçã: são verdadeiros superalimentos para a saúde bucal. Elas são ricas em fibras e água, o que ajuda a estimular a produção de saliva e a remover os resíduos de alimentos e bactérias presentes na boca. Além disso, a mastigação de maçãs ajuda a fortalecer as gengivas e a estimular as papilas gustativas, promovendo uma boca mais saudável.
Nozes: ricas em cálcio e proteínas, elas liberam um óleo natural que forma uma película sobre os dentes, evitando assim o acúmulo das placas bacterianas.
Cebola: isso mesmo, a cebola quando consumida crua, em saladas, por exemplo, é um excelente antibactericida.
Chá verde: contém polifenóis e catequinas, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir a formação de placa bacteriana e reduzir o crescimento de bactérias na boca. Beber chá verde regularmente pode ajudar a combater o mau hálito e promover uma saúde bucal melhorada.
Lembrando sempre que somente o consumo desses alimentos não garante uma boa saúde dos dentes. É necessário também um cuidado com a higienização e a visita regular ao seu dentista. E pra isso, conte sempre com a gente, marque sua avaliação e deixe o seu sorriso ainda mais bonito e saudável.